Programação Cursos Pré-Congresso

Os cursos pré-congresso fazem parte da programação. Os inscritos no congresso têm acesso à toda a programação e podem participar de um dos cursos.

15 de junho de 2017 (quinta-feira)

Auditório Oromar Moreira - 09:00 às 12:00

Curso 1: Uso do Mindfullness no tratamento dos transtornos psiquiátricos

• Mindfulness e Promoção de Saúde Mental: o Conceito, as Evidências e a Prática – Paulo Henrique Faleiro dos Santos
• Mindfulness e Promoção de Saúde Mental: o Conceito, as Evidências e a Prática – Valéria Fernandes de Souza

Descrição: O termo Mindfulness vem sendo traduzido para o português como Atenção Plena. Trata-se de um estado mental que emerge ao se prestar atenção, de forma intencional, à experiência ou fenômeno presente a partir de uma atitude de abertura, isto é, sem julgá-la, criticá-la, ou reagir imediatamente a ela. Um corpo significativo de evidências acumuladas nas últimas três décadas aponta que a prática regular de mindfulness, dentre outros benefícios, promove a diminuição da percepção de estresse e ansiedade, a prevenção de relapso de depressão, o aumento da auto regulação (atenção, emoções, consciência corporal e auto percepção) e da percepção de qualidade de vida. A prática é adaptável e apresenta benefícios em qualquer fase do ciclo vital (desde a infância até o envelhecimento), sendo considerada segura, profilática, terapêutica e custo-efetiva. Neste minicurso, abordaremos o conceito de mindfulness, a prática, os mecanismos de atuação, a origem e a estrutura do protocolo MBSR – Mindfulness Based Stress Reduction, indicações e contraindicações, efeitos adversos, benefícios baseados em evidências e o olhar das neurociências acerca da prática. O participante terá também a oportunidade de vivenciar algumas das práticas formais e informais que compõem o protocolo MBSR. Elevadas taxas de prevalência de sintomas de depressão e de ansiedade em estudantes universitários têm sido apontadas como uma preocupação crescente na literatura nacional e internacional. Especialmente, porque tais indicadores são superiores aos encontrados na população geral. A alta prevalência de sintomas psicopatológicos em estudantes do ensino superior representa um problema de saúde, muitas vezes, negligenciado e com graves implicações para as instituições de ensino superior com impactos na educação e no sucesso profissional prospectivo. Tal problemática reforça a necessidade de medidas de prevenção e intervenção específicas para os estudantes desse contexto. A literatura apresenta evidências de eficácia e efetividade das Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBMs) para essa população destacando àquelas que visam o tratamento de sintomas de depressão e de ansiedade. Dessa forma, advoga-se que as IBMs podem contribuir no desenvolvimento de novas formas de enfrentamento às situações adversas que fazem parte da vida universitária e contribuir na diminuição desses sintomas psicopatológicos.

Auditório Borges da Costa - 09:00 às 12:00

Curso 2: Estimulação Magnética Transcraniana no Tratamento dos Transtornos Psiquiátricos
Apresentadores: Mercedes J.O. Alves | Renato Araújo

Conteúdo:

• Definição
• Histórico
• Histórico no Brasil
• Indicações neurológicas
• Indicações Psiquiátricas
• Indicações por restrições medicamentosas
• Contraindicações
• Princípios básicos

• Medidas de excitabilidade cerebral (potencial motor evocado, período silente e limiar motor)
• Homúnculo de Penfield
• Abrangência da área estimulada
• Bobinas: focalidade e profundidade
• Mecanismo de ação
• Método
• Planejamento de tratamento
• Parâmetros de estimulação

• Protocolos
• Consentimento livre e esclarecido
• Localização do Hot Spot
• Técnica
• Número de aplicações
• Comparação da EMT com a ECT
• Equipamentos
• Conclusões
• Casos clínico

OBS 1: A parte prática do curso será oferecida na Stimulus – Clínica de Estimulação Cerebral, localizada no Lifecenter sala 503, BH. (31-3284-7747);
OBS 2: Será fornecido Certificado de conclusão do Curso pela Associação Brasileira de Estimulação Cerebral (ABECer) em parceria com a Associação Acadêmica Psiquiátrica de Minas Gerais e Associação Mineira de Psiquiatria que sedia o XIX Congresso Mineiro de Psiquiatria.

Auditório Lívio Renault - 09:00 às 12:00

Curso 3: A Abordagem Psiquiátrica do idoso

• Entrevista psiquiátrica de idosos (Anamnese, Súmula Psicopatológica e Exame Físico) – Leandro Boson Gambogi
• Avaliação funcional, familiar e social de idosos com transtornos mentais – Efrem Augusto Ribeiro Martins
• Avaliação cognitiva do paciente idoso – Bernardo Vianna

Descrição:O curso tem como objetivo apresentar os principais aspectos da abordagem psiquiátrica do idoso. Os temas abordarão como fazer essa abordagem em todas as suas particularidades.

Auditório Bolivar Drumond - 09:00 às 12:00

Curso 4: A Abordagem estratégica do paciente com dependências Químicas

• Organizando o Cuidado de Pacientes com Dependência Química – Frederico Duarte Garcia
• Abordagem da Dependência Química em Mulheres – Rodrigo Grassi-Oliveira
• Como Tratar o Paciente que Faz Abuso de Crack – Analice Gigliotti

Descrição: O tratamento do paciente que faz uso abusivo de drogas é uma tarefa que demanda uma abordagem estratégica. Esta abordagem deve considerar a etapa de mudança do paciente, as particularidades das drogas consumidas, das conseqüências psicossociais entre outros aspectos. Neste curso iremos abordar como estruturar esta organização de cuidado e como abordar o uso abusivo de drogas em situações específicas.

Sala 02 - 09:00 às 12:00

Curso 5: Aspectos Éticos da Prática do Médico Psiquiatria
Apresentadores: Emanuel Fortes | Fábio Guerra | Jésus Fernandes.