Palestrantes

Humberto Corrêa

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), com Residência Médica em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da UFMG (1995), Mestrado em Pharmacologie et Pharmacochimie – Université Louis Pasteur-França (1998), Doutorado em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia- pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Pós-Doutorado em Genética Molecular pela UFMG (2002) e Pós-doutorado pela Université Paris-Decartes-Hopital Sainte Anne em Paris (2010). É professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFMG, membro permanente e orientador de mestrado e doutorado no programa de pós-graduação em Medicina Molecular e no de Neurociências, do qual foi um dos criadores, tendo participado da sua comissão de implantação. Orientou ou co-orientou 25 alunos de mestrado e 15 alunos de doutorado ou pos-doutorado. Foi presidente da Rede Mundial de Suicidólogos (2008-2010). Presidente da Associação Latinoamericana de Suicidologia (2016-2018) e Presidente da Associação Brasileira para o Estudo e a Prevenção do Suicídio (2015-2018) e Vice-presidente da Associação Mineira de Psiquiatria (2014-2017). Tem experiência nas áreas de psiquiatria, neurofarmacologia e genética molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: função serotoninérgica, comportamento suicida, genética molecular de transtornos neuropsiquiátricos e do comportamento. Prevenção do suicídio.

Itiro Shirakawa

Possui graduação em pela Universidade Federal de São Paulo (1968) e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (1989). Assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, aposentado da Universidade Federal de São Paulo e professor titular da Universidade Federal de São Paulo. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (2013-2015). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: esquizofrenia, hospital geral, psiquiatria, assistência e terapêutica.

Marco Aurelio Romano-Silva

Marco Aurélio Romano-Silva é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1990, concluiu o doutorado em Bioquímica, também, pela UFMG em 1994. Obteve o Título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (2000) e a Livre-docência em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP (2003). Ex-Professor Associado do Departamento de Farmacologia da UFMG. Atualmente, é Professor Titular de Psiquiatria. Atua na área de Neurociência, com ênfase em Psiquiatria, Medicina Molecular, Neuropsicofarmacologia e Neuromodulação.

Rodrigo Grassi-Oliveira

Livre-Docente e Pesquisador Produtividade 1D do CNPQ. Psiquiatra, com mestrado em Psicologia Cognitiva e Doutorado em Psicologia na área de Cognição. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE), que inclui um serviço ambulatorial para o tratamento de TEPT. Membro honorário da ISPCAN – The International Society for Prevention of Child Abuse and Neglect e membro efetivos de diversas sociedades científicas. De 2006 a 2007 fez parte do seu doutorado com o Prof. Dr. Martin Teicher e com a Profa. Dra. Susan Andersen no Developmental Biopsychiatry Research Program (DBRP) do Departamento de Psiquiatria da Harvard Medical School e também no Developmental Psychopharmacology Laboratory do McLean Hospital. Em 2008 foi contratado como Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Realizou pós-doutorado no Queensland Brain Institute da University of Queensland, na área de epigenética.

Frederico Duarte Garcia

Professor adjunto do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina, onde lidera o Núcleo de Pesquisa em Drogas, Vulnerabilidade e Comportamentos de Risco a Saúde e coordena o Centro de Referência em Drogas (CRR) da UFMG. Durante a sua formação, cursou seu doutorado em Biologia Celular e Molecular na Université de Rouen, na França e fez seu pós-doutorado na mesma instituição. Durante sua estada na França foi Chefe de Clinica na Université de Rouen e no Centre Hospitalier Universitaire de Rouen. Especializou-se em psiquiatria no Hospital das Clínicas da UFMG e obteve o Attestation de Formation Spécialisée da Universidade de Strasburgo. É membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria e tem formação em terapias comportamentais e cognitivas pela Association Française de TCC. No ano de 2013, foi laureado com o prêmio de pesquisa da World Federation of Societies of Biological Psychiatry

Maria Fernanda Furtado de Lima e Costa

Médica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1976). Mestre em Medicina (1980) e Doutora em Medicina (1984) pela UFMG. Pós Doutorado em Epidemiologia na Johns Hopkins School of Public Health (1987) e na London School of Hygiene and Tropical Medicine (1992). Pesquisadora Titular da Fundação Oswaldo Cruz em Minas Gerais e Professora Aposentada da Faculdade de Medicina da UFMG. Foi coordenadora do Comitê Assessor em Saúde Coletiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), membro do comitê assessor em Saúde Coletiva da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e membro do Comitê Assessor em Ciências da Saúde da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Pesquisadora IA do CNPq. Coordenadora do Projeto Bambuí: um estudo de coorte de base populacional da saúde dos idosos.

Maila de Castro Lourenço das Neves

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2003), Residência Médica em Psiquiatria pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (2004), Residência Médica em Psicoterapia pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (2006), Mestrado em Ciências Biológicas: Farmacologia Bioquimica e Molecular pela UFMG (2006), Doutorado em Ciências da Saúde: Medicina Molecular (2008). É professora Adjunta de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFMG, co-coordenadora do grupo de pesquisa NUSA. Tem experiência nas áreas de Psiquiatria, Interconsulta Psiquiátrica, Genética Molecular e Neuroimagem, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição social, neuroimagem e comportamento suicida.

Almir Ribeiro Tavares Júnior

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979). Residência médica, Psiquiatria, Instituto Raul Soares / Fac Ciências Médicas de MG. Doutorado em Medicina/ Psiquiatria, Escola Paulista de Medicina, São Paulo. Bolsista, Fundação Rotária Internacional, National Institute on Aging, NIH, Bethesda. Postdoctoral fellowship (estágio) em Psicogeriatria, Johns Hopkins University, Baltimore. Especialista em Psiquiatria (Associação Brasileira de Psiquiatria, Associação Médica Brasileira/Conselho Federal de Medicina), com áreas de atuação em Psicogeriatria / Psicoterapia / Medicina do Sono. Especialista em Geriatria (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, AMB/ CFM). Especialização em E-Business, Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é Professor Associado IV no Departamento de Saúde Mental, FM UFMG.